Governo do RJ celebra uma década de sucesso do Segurança Presente

Campanha destaca impacto positivo do programa, que quase dobrou de tamanho desde 2021

Por Redação RL em Foco em 17/03/2024 às 23:14:08
Agentes do Segurança Presente, em patrulhamento no Aterro do Flamengo - Foto: Governo do RJ

Agentes do Segurança Presente, em patrulhamento no Aterro do Flamengo - Foto: Governo do RJ

Neste domingo (17/03), o Governo do Estado do Rio de Janeiro lança uma campanha em comemoração aos 10 anos do Segurança Presente, o maior programa de polícia de proximidade do país. Além de celebrar o sucesso do projeto, a campanha também visa prestar contas à população, destacando suas conquistas e resultados.

Desde 2021, o Segurança Presente quase dobrou de tamanho, contando hoje com cerca de 4 mil agentes, entre militares e civis, distribuídos em 40 bases espalhadas por 22 municípios do estado. A expansão inclui 17 bases na cidade do Rio de Janeiro, 12 na Baixada Fluminense, 8 no interior e mais 3 na Região Metropolitana 2.

"O Segurança Presente é, acima de tudo, um programa da população. É a polícia de proximidade atendendo o morador de cada bairro, garantindo o reforço do policiamento e o aumento da sensação de segurança. Também cria laços entre os agentes e os cidadãos e cumpre um papel social que vai além da segurança pública. A importância desse projeto é imensa", afirmou o governador Cláudio Castro.

Além de atuar na prevenção e repressão ao crime, o Segurança Presente também se destaca por estabelecer laços de confiança entre os cidadãos e as instituições policiais. Seus agentes prestam assistência às pessoas em situação de vulnerabilidade, auxiliando na obtenção de documentos básicos e promovendo projetos sociais.

Projetos como "Viva Melhor" oferecem aulas de ginástica para idosos, enquanto o "Mulheres Encorajadas" atende mulheres vítimas de violência doméstica, oferecendo suporte psicológico e atividades educativas. O programa também desenvolve iniciativas voltadas para crianças em vulnerabilidade social, proporcionando atividades recreativas e culturais.

Em números, o Segurança Presente já atendeu mais de 400 mil pessoas em vulnerabilidade social, localizou 8 mil foragidos da Justiça e conduziu mais de 57 mil suspeitos às delegacias. Além disso, o programa contribuiu significativamente para a redução da criminalidade em diversas áreas do estado.


Fonte: Governo do RJ

Comunicar erro

Comentários