PM prende homem apontado como líder do tráfico em Niterói após denúncia anônima

Acusado de chefiar o tráfico na Comunidade do Mato Grosso, no Sapê, 'Gordão' foi capturado enquanto estava foragido.

Por RL em Foco em 10/09/2024 às 00:02:30
Imagens da internet

Imagens da internet

Na manhã desta terça-feira (10), policiais militares de Niterói prenderam Luís Paulo Alves de Souza, conhecido como "Gordão", de 32 anos, acusado de ser uma das principais lideranças do tráfico de drogas na Comunidade do Mato Grosso, localizada no bairro Sapê, em Pendotiba. A prisão foi realizada por agentes do 12º BPM (Niterói), após informações recebidas pelo Disque Denúncia.

Luís Paulo, que estava foragido desde o dia 17 de agosto deste ano, é apontado como membro da facção criminosa Comando Vermelho (CV) e era considerado um dos responsáveis pelo controle do tráfico na região. Ele havia fugido do sistema penitenciário após ser beneficiado pelo indulto do Dia dos Pais, enquanto cumpria pena no regime semiaberto no Presídio Elizabeth Sá Rego.

A operação que resultou na prisão de Gordão foi realizada pela Equipe de Buscas da P2, do 4º Comando de Policiamento de Área (CPA), que monitorava o criminoso há semanas. Através de um trabalho de inteligência e levantamento de dados, os policiais localizaram o acusado na Estrada Washington Luiz, na própria comunidade onde exercia seu poder no tráfico.

No momento da abordagem, Luís Paulo não ofereceu resistência e foi levado diretamente para a delegacia. Sua prisão encerra um período de quase três meses de fuga, durante o qual ele continuou a atuar na liderança do tráfico de drogas na região.

"Gordão" estava cumprindo uma sentença de sete anos de reclusão por crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, até conseguir escapar do sistema penitenciário. Sua evasão ocorreu após ele receber o benefício de Visita Periódica ao Lar (VPL), quando passou do regime fechado para o semiaberto.

Sua prisão reforça o trabalho das autoridades em combater o tráfico de drogas em Niterói, uma das áreas mais afetadas pelo crime organizado na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A comunidade do Mato Grosso, no Sapê, é conhecida pela atuação de facções criminosas que disputam o controle do tráfico de drogas local, trazendo constantes problemas de segurança para os moradores.

A operação que culminou na prisão de Luís Paulo Alves de Souza foi possível graças a uma denúncia anônima feita ao Disque Denúncia, um serviço fundamental no apoio às forças de segurança. A participação da população, que fornece informações sobre criminosos foragidos, tem sido essencial para o sucesso de diversas operações policiais na região.

As autoridades reforçam a importância de continuar utilizando esse canal para denunciar atividades criminosas e ajudar a desarticular o tráfico de drogas e outras práticas ilegais nas comunidades.

Agora, o acusado será encaminhado de volta ao sistema prisional para o cumprimento de sua pena e responderá por novas acusações decorrentes de sua fuga e atuação no tráfico durante o período em que esteve foragido.

Comunicar erro

Comentários