Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Investigação

PF ouve pai de Mauro Cid em investigação sobre venda de joias de Bolsonaro nos EUA


Reprodução/Internet

Nesta terça-feira (26), a Polícia Federal (PF) irá ouvir o general Mauro Cesar Lourena Cid, pai de Mauro Cid, como parte das investigações que apuram a venda de joias sauditas pertencentes a Jair Bolsonaro nos Estados Unidos. O depoimento está agendado para as 14h, conforme informou Cezar Bittencourt, advogado do general e do filho.

As investigações da PF indicam que o ex-presidente Bolsonaro recebeu joias e presentes durante seu mandato, incluindo um kit de joias composto por um relógio Rolex de ouro branco, um anel, abotoaduras e um rosário islâmico, presenteado durante uma viagem oficial à Arábia Saudita em outubro de 2019. Esses itens começaram a ser negociados nos EUA a partir de junho de 2022.

Segundo apurado, o general Lourena Cid era responsável por negociar as joias e outros bens nos Estados Unidos, recebendo os valores em sua conta bancária. Ele ocupava um cargo no escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) em Miami desde 2019.

A PF identificou o rosto de Lourena Cid em uma foto usada para negociar esculturas recebidas pelo governo brasileiro como presentes oficiais. A imagem, na qual o rosto do general é refletido, foi um dos elementos que embasaram uma operação deflagrada em agosto de 2023, que realizou buscas em endereços ligados a Cid pai e filho, além de outros assessores e aliados de Bolsonaro.

De acordo com as investigações, após transportar as esculturas para os EUA no avião presidencial em janeiro de 2023, Mauro Barbosa Cid, filho de Lourena Cid, solicitou que seu pai fosse às lojas de joias para tentar vender os itens. No entanto, descobriu-se que as joias não eram de ouro maciço, mas folheadas.

Além disso, a PF obteve mensagens em que Lourena Cid instrui seu filho a entregar 25 mil dólares em dinheiro a Jair Bolsonaro, a fim de evitar a identificação da origem dos fundos. O desenrolar das investigações continua a lançar luz sobre os bastidores das transações e possíveis irregularidades envolvendo o ex-presidente e seus associados.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!