Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Defesa Civil

Defesa Civil avança com sistema de alarmes para areas de risco no Rio de Janeiro


Imagens da internet

Em uma importante iniciativa de prevenção a desastres naturais, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Saquarema participou, nesta terça-feira (12), da entrega oficial do protocolo de alarmes e sirenes. O evento, realizado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) do Rio de Janeiro, marcou um novo passo na preparação para emergências em áreas de risco e contou com a organização do Centro de Monitoramento de Desastres (CEMADEN), em parceria com a Secretaria Estadual de Defesa Civil (SEDEC).

A cerimônia reuniu figuras importantes da segurança pública e defesa civil do estado, incluindo o Secretário Estadual de Defesa Civil e Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Estado, Coronel Tarciso Antônio de Salles Júnior, e o Subsecretário de Defesa Civil, Coronel Marco Albino Lourenço Pereira. Durante o evento, foi oficialmente entregue o protocolo do Sistema Remoto de Alerta e Alarme Sonoro, que beneficiará diretamente 13 municípios, incluindo Saquarema, ao reforçar a infraestrutura de comunicação e resposta rápida em situações de emergência.

O protocolo, voltado para áreas suscetíveis a deslizamentos, quedas de blocos e outros riscos geológicos, prevê a instalação de sirenes e alarmes em comunidades vulneráveis. Esses dispositivos serão acionados automaticamente com base em índices de chuva monitorados pelo CEMADEN. Quando os índices pluviométricos atingirem níveis críticos, o sistema envia alertas às autoridades municipais, que podem ativar as sirenes para orientar a evacuação segura das áreas afetadas.

A participação de Saquarema na cerimônia fortalece a relação do município com a SEDEC e o CEMADEN, permitindo que a Defesa Civil local tenha acesso a protocolos de última geração para ações de emergência. A presença no evento também representou um passo importante na capacitação da equipe de Saquarema para a implementação de sistemas de alerta que melhoram a segurança das comunidades em áreas de risco.

Para viabilizar a instalação das sirenes, uma visita técnica do Diretor do CEMADEN-RJ, Ten. Cel. Alexander Antony, já está programada. O objetivo é avaliar as áreas mais vulneráveis de Saquarema, como parte do compromisso da Defesa Civil em proteger a população contra os impactos de eventos climáticos e geológicos extremos.

defesa civil avança sistema alarmes areas de risco rio janeiro coordenadoria municipal proteção saquarema

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!