A cidade de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, implementou, desde o dia 12 de Setembro, o projeto piloto de educação em tempo integral em duas escolas públicas da cidade.
O modelo está sendo experimentado no Ciep Municipalizado Cecílio Barros Pessoa e na Escola Municipal Sotero Teixeira e Souza.
De acordo com a Secretaria de Educação do município, o projeto visa preparar os estudantes para um mundo em constante evolução, abrindo portas para novas oportunidades de aprendizado e de desenvolvimento.
Mas a Prefeitura explica que a mudança será realizada de maneira gradual, considerando um período de transição que permitirá à Secretaria de Educação avaliar se irá expandir a iniciativa para outras escolas da rede municipal.
"O projeto piloto foi meticulosamente planejado e concebido como um ensaio, devido à natureza da mudança que será intensa e abrangente. Para garantir o êxito do processo, foi elaborado um cronograma detalhado que engloba toda a rede pedagógica, equipe diretiva, professores e alunos", disse a Secretária Municipal Adjunta de Educação, Romilda Suinka.
A Secretaria também destaca que, durante o ano de 2023, a participação dos alunos no ensino integral não será obrigatória, dado que as matrículas deste ano são parciais. No entanto, dependendo do sucesso da implementação, o município pretende continuar com o projeto.
"Estamos convictos de que essa iniciativa resultará em uma educação mais abrangente e completa, oferecendo aos alunos uma base sólida, com ênfase no desenvolvimento de habilidades acadêmicas, sociais e emocionais", afirmou o Secretário Municipal de Educação, Bernardo Alcântara.
Fonte: g1