Na última sexta-feira (02/02), a Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, lançou com entusiasmo o projeto "Ciclo Verde", uma abordagem pioneira de compostagem que visa promover a sustentabilidade ambiental e incentivar a agricultura agroecológica. Os 350 voluntários cadastrados poderão participar desta iniciativa, retirando um dos cinco mil "Baldinhos do Bem" disponíveis na Praça Agroecológica de Araçatiba.
O projeto, que teve início experimental há um ano, já alcançou notáveis 3,19 toneladas de resíduos compostados em 2023. A dinâmica é simples: os voluntários trocam resíduos orgânicos de alimentos, como cascas de legumes, frutas, borra de café, filtro de papel de café usado e casca de ovo, por culturas colhidas na praça ou produtos da Fábrica de Desidratados. Este ano, novas inscrições estão abertas, ampliando a participação de voluntários no Ciclo Verde.
A secretária de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento de Maricá, Mariana Principe, destacou a continuidade do sucesso do projeto. "No ano passado, iniciamos o projeto piloto que se estendeu ao longo do ano e foi um grande sucesso. Agora, estamos lançando o baldinho em sua plenitude neste ano e vamos manter a mesma mecânica. A cada 15 dias, quem quiser vai poder trazer seus resíduos à praça, e quem se inscrever ganha seu baldinho", explicou Mariana.
A entrega simbólica do primeiro "Baldinho do Bem" foi feita a Tânia Maria Rodrigues, de 71 anos, participante do projeto desde o ano passado. Tânia expressou sua satisfação: "Trago sempre meus resíduos e queria muito um desses para mim. O projeto é muito bom, muito importante".
O Ciclo Verde não só reduz o impacto ambiental, transformando resíduos em adubo, como também promove a agricultura circular, onde os voluntários participam ativamente do processo. Os alimentos agroecológicos cultivados nos jardins comestíveis de Maricá - presentes em Araçatiba, Guaratiba, Parque Nanci, Itapeba, São José do Imbassaí e Flamengo, além da Fazenda Municipal Joaquin Piñero, no Espraiado - são produzidos sem agrotóxicos, disponíveis gratuitamente para a comunidade.
A meta para 2024 é ambiciosa, com a Secretaria esperando alcançar 45 toneladas de resíduos compostados. Os "Baldinhos do Bem" serão disponibilizados em regime de comodato, garantindo seu uso exclusivo para participação no projeto. Novos voluntários podem se inscrever através do link: https://abre.ai/iMpQ.
Desde janeiro de 2023, a Praça Agroecológica de Araçatiba realiza a Agricultura Circular às sextas-feiras, onde voluntários levam resíduos sólidos de alimentos, transformados em adubo, e recebem produtos semanais sem agrotóxicos. Maricá, com seus jardins comestíveis, tornou-se uma referência em segurança alimentar desde a adesão, em março de 2022, ao Pacto de Milão. Este projeto inovador também integrou o relatório final do "Diálogos União Europeia-Brasil", fortalecendo os sistemas alimentares urbanos. O Ciclo Verde é um passo significativo para a cidade, promovendo práticas sustentáveis e consolidando sua posição como líder em iniciativas ambientais.