Protetores e tutores de cães e gatos na cidade de Saquarema, na Região dos Lagos do Rio, podem fazer um cadastro para a castração dos bichinhos a partir desta segunda-feira (4) até o dia 4 de outubro.
Por meio do cadastro, realizado pela Secretaria Municipal dos Direitos dos Animais (SMDA), é feita uma pré-avaliação operatória. O agendamento para a realização da avaliação pré-operatória dos animais será comunicado por telefone.
"Por isso, é extremamente importante que o tutor preencha os dados de contato de forma correta", alerta a SMDA, lembrando que será permitida, somente, a inscrição de até 2 (dois) animais por Cadastro de Pessoa Física (CPF).
O cadastro está disponível na internet, por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfvamVCMAgZ9m78cKXTin6WeCRYTRjRmdBRM3xJ6m9k7Q8T3g/viewform
O serviço de castração será realizado pela Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde -UMEES, o "Castramóvel", no âmbito do Programa de Controle Ético de Natalidade de Cães e Gatos de Saquarema.
"Os técnicos da Secretaria realizarão o processo de triagem dos animais a serem esterilizados, juntamente com a classificação socioeconômica dos tutores. Já os animais errantes (animais abandonados e sem donos) poderão ser atendidos pela UMEES/Castramóvel a partir do momento que um tutor se responsabilize pelo animal, concorde com o ato cirúrgico e assine um Termo de Responsabilidade", divulgou o município, lembrando que todas orientações necessárias são passadas previamente aos tutores pela SMDA.
Além da documentação dos responsáveis, os animais precisarão cumprir algumas exigências, como:
parâmetros hematológicos normais, realizados através de um hemograma simples (a ser fornecido pela SMDA), que possa atestar a sua higidez e aptidão clínica para cirurgia
A Prefeitura esclarece que não é necessário que os felinos sejam levados para a coleta de sangue, apenas os caninos. Além disso, informa que cães e gatos idosos, obesos, no cio ou prenhes, em lactação ou animais braquicéfalos (boxer, shih-tzu, pug, gato persa, dentre outros) não serão submetidos ao procedimento de castração. Animais utilizados para fins comerciais ou de competições também não poderão participar dos procedimentos.
"Estamos dando mais um importante passo na causa animal. Com as castrações, além de avançar na questão de saúde pública, poderemos atuar no controle populacional de cães e gatos", informou a secretária municipal dos Direitos dos Animais, Adriana de Vander.
Fonte: G1