Experiência Rio de Janeiro fortalece turismo e avança no mercado paulista

Projeto promovido pelo Governo do Estado já capacitou mais de 800 agentes e operadores em oito cidades brasileiras, impulsionando o turismo fluminense

Por Redação RL em Foco em 21/10/2024 às 17:40:45
Apresentação das 12 regiões turísticas do estado do RJ - Foto: Ascom Setur-RJ

Apresentação das 12 regiões turísticas do estado do RJ - Foto: Ascom Setur-RJ

O projeto "Experiência Rio de Janeiro", realizado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e pela TurisRio, deu mais um passo importante na promoção das potencialidades turísticas do estado. Nos dias 14, 15 e 17 de outubro, Ribeirão Preto, Campinas e São Paulo (SP) foram as cidades que receberam a iniciativa, consolidando o Rio de Janeiro como um dos principais destinos turísticos do Brasil.

Com um formato inovador, o projeto capacitou cerca de 400 agentes e operadores dessas cidades paulistas, oferecendo imersões sobre as 12 regiões turísticas do estado do Rio de Janeiro. Por meio de vídeos, talk shows e apresentações culturais, os profissionais do setor puderam conhecer novos roteiros e atrativos, fortalecendo a relação entre o mercado paulista e os destinos fluminenses.

O subsecretário de Eventos do RJ, Luiz Felipe Carvalho, deu boas-vindas aos participantes do evento — Foto: Ascom Setur-RJ

Segundo Gustavo Tutuca, secretário de Estado de Turismo, o "Experiência Rio de Janeiro" tem se mostrado uma ferramenta eficiente para consolidar a marca Rio de Janeiro nos principais mercados emissores de turistas do país. "Estamos ampliando as possibilidades de venda de pacotes turísticos e mostrando que o Rio de Janeiro é um destino muito além de sol e praia. Esse projeto tem sido um sucesso e continuará expandindo", destacou o secretário.

Uma experiência musical com Samba e Bossa Nova encerrou o evento — Foto: Ascom Setur-RJ


Além das capacitações, o evento também promoveu rodadas de negócios entre expositores e fornecedores de atrativos turísticos do Rio de Janeiro e agentes de viagens. O objetivo é estimular o fluxo de turistas para o estado e, ao mesmo tempo, fomentar a economia local por meio do turismo. O encerramento de cada evento foi marcado por um show temático com músicas representativas da cultura carioca, proporcionando uma experiência imersiva do "espírito do Rio".

O projeto já passou por oito cidades, incluindo Juiz de Fora, Belo Horizonte e Goiânia. A previsão é de que até o final do ano, o "Experiência Rio de Janeiro" capacite cerca de mil agentes e operadores de turismo, além de alcançar outros mercados estratégicos como Curitiba e a própria capital fluminense.

Para Rafaelo Medeiros, proprietário de uma agência de viagens em São Paulo, o projeto trouxe novas oportunidades de negócios. "Fiquei muito feliz em saber que o Rio está recebendo novos equipamentos turísticos como o Roxy Dinner Show, que com certeza será uma opção diferenciada para a temporada de verão", disse o empresário.

O sucesso do projeto reafirma o compromisso do Governo do Estado em promover o turismo fluminense de forma abrangente e sustentável, impulsionando o desenvolvimento econômico em diversas regiões.


Comunicar erro

Comentários