O governo do Estado do Rio de Janeiro se reúne com a cúpula da segurança pública, na manhã desta quinta-feira (28), para tratar de estratégias para combater os traficantes que dominam o complexo da Maré, na Zona Norte do Rio.
Na sexta (29), o governador tem uma reunião com o Ministério da Justiça para acertar uma possível ação da Força Nacional. O objetivo é que o governo federal envie reforços para atuar na comunidade.
No domingo (24), o Fantástico exibiu, com exclusividade, o treinamento tático que bandidos que dominam a favela recebiam no interior do conjunto de favelas.
A investigação da Polícia Civil, que durou dois anos, reuniu imagens de bandidos fortemente armados recebendo treinamento em vários momentos do dia, inclusive à noite com simulação de uso de bombas.
No início da semana, o governador Cláudio Castro disse que a polícia tem poder de fogo para entrar na Maré.
"O próximo passo agora é prendê-los, tirar os líderes de circulação. Recentemente encaminhamos diversos líderes para presídios federais", disse Castro.
"Acho que é possível entrar lá e prender quem tiver que prender, no nosso governo não há lugar onde o estado não entre", disse.
Já em Brasília, o ministro da Justiça, Flávio Dino, também comentou a situação no Complexo da Maré.
"Você tem com calma, mensurando os alvos e fazendo as operações. É uma situação crônica, no caso do Rio, desde os anos 1980. Não adianta achar que vai virar em um mês porque esse foi o fracasso da GLO, da intervenção federal", disse o ministro.
A Polícia Civil mapeou quem são os criminosos que controlam a área onde foi criado um centro de treinamento do crime no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
No domingo (24), o Fantástico exibiu o resultado de uma investigação que durou dois anos sobre o "curso prático de táticas de guerrilha".
Várias facções estão no Complexo da Maré, que tem mais de 140 mil moradores. De acordo com o mapeamento dos policiais, o Terceiro Comando Puro (TCP) domina a maior parte da região, inclusive o centro de treinamento.
O TCP controla a Vila do João, a Vila dos Pinheiros, Salsa e Merengue, Baixa do Sapateiro e Timbau.
As comunidades da Nova Holanda e Parque União, ainda no Complexo da Maré, estão sob o jugo do Comando Vermelho, outra facção de traficantes.
A Maré ainda tem uma parte tomada por milicianos: Roquete Pinto e Piscinão de Ramos.
Ao longo da investigação que durou dois anos, os agentes identificaram pelo menos 400 bandidos da facção da região da área usada como centro de treinamento. A Polícia Civil monitorou, no total, 1.125 traficantes, milicianos e pessoas ligadas às atividades criminosas na Maré. Eles foram indiciados por tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa.
Fonte: g1