Castro tira férias com a família nos EUA e Bacellar assume o Governo do Rio por 10 dias
Durante a ausência do governador, Rodrigo Bacellar comandará o Estado e promete intensa agenda pelo interior fluminense. Tia Ju assume a presidência da Alerj interinamente.
O governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), entra em período de férias a partir deste domingo, 15 de junho, e ficará fora do país até o próximo dia 25. A viagem de descanso com a esposa, a primeira-dama Analine Castro, e os filhos tem como destino os Estados Unidos. Por lá, a família deverá conciliar momentos de lazer com a paixão pelo futebol, assistindo a partidas do Mundial de Clubes da FIFA, que conta com a participação dos brasileiros Flamengo, Botafogo, Fluminense e Palmeiras.
Durante o afastamento temporário de Castro, o comando do Executivo fluminense será assumido pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil). A transição temporária se dá conforme previsto pela Constituição Estadual, que prevê a linha sucessória em caso de licença do governador e do vice, Thiago Pampolha, que também está fora do país por compromissos pessoais.
Com a ida de Bacellar ao Palácio Guanabara, a presidência da Alerj será ocupada interinamente pela deputada estadual Tia Ju (Republicanos), atual vice-presidente da Casa. Essa movimentação interna reacende o tabuleiro político fluminense, especialmente em um ano pré-eleitoral marcado por disputas regionais e fortalecimento de lideranças no interior.
Bacellar já traçou um cronograma de compromissos públicos que começa nesta segunda-feira (16/06), com foco em visitas a municípios do interior. A expectativa é de que ele utilize o período como uma vitrine política, estreitando laços com prefeitos, vereadores e lideranças locais.
Embora a licença de Castro seja oficialmente para descanso, analistas veem o momento como estratégico. A movimentação permite que Bacellar amplie seu protagonismo dentro do governo estadual, enquanto o governador mantém sua base eleitoral engajada por meio de aparições em solo americano ao lado da família e de torcedores cariocas.
Ao mesmo tempo, o revezamento nos postos de comando estadual e legislativo sinaliza articulações de bastidores de olho nas eleições municipais de 2024 e nas composições políticas que podem definir o cenário eleitoral de 2026. Com forte influência no Norte e Noroeste Fluminense, Bacellar tem se consolidado como uma das principais lideranças do interior.
Enquanto isso, a presença de Tia Ju na presidência da Alerj também reforça a representatividade feminina no comando do Legislativo fluminense, ainda que temporariamente.
O retorno de Cláudio Castro está previsto para o dia 25 de junho. Até lá, a política fluminense segue sob os olhares atentos de quem enxerga mais do que um simples recesso: um movimento calculado dentro do xadrez político estadual.









