Saquarema — Uma moradora do município foi alvo de agressões físicas e verbais após reclamar de uma cobrança indevida em uma das lojas da rede Super Marco Tabacaria & Depósito de Bebidas, localizada no bairro Bacaxá. O incidente, que começou com um problema técnico envolvendo o pagamento de R$ 10, escalou para um caso de agressão envolvendo funcionários, a gerente e até o dono da rede, que também é suplente de vereador na cidade.
A cliente, identificada como A.N.S.C., tentou realizar uma compra com cartão de débito após uma interrupção na rede elétrica na loja situada no pátio do Posto Mubravi, na Rua Beatriz Amaral Pereira. Apesar de três tentativas malsucedidas na máquina de cartão, o valor foi debitado de sua conta. Após confirmar a cobrança indevida em outra filial da rede, A.N.S.C. retornou à loja para solicitar o ressarcimento.
Conflito na loja e início das agressões
O caso tomou proporções ainda mais graves no último sábado (28), quando A.N.S.C., acompanhada de seu marido, foi abordada por Elaine e outras funcionárias em outra filial, localizada no bairro Gravatá. Durante a abordagem, a gerente, escoltada por duas mulheres, iniciou uma discussão que resultou em agressões físicas contra A.N.S.C., que possui deficiência visual.
De acordo com testemunhas, uma das agressoras desferiu tapas no rosto e tentativas de esganadura contra a cliente, enquanto o dono da rede, presente no local, não interveio. Pelo contrário, ele teria intimidado outro cliente que tentava registrar o ocorrido em vídeo.
Registro de ocorrência e desdobramentos
A Polícia Militar foi acionada, e a vítima registrou a ocorrência na 124ª Delegacia de Polícia de Saquarema (DPJ), sob o número 124-06013/2024, bem como já encaminhou cópias aos Ministérios Públicos do Estado, e do Trabalho, para identificação das autoras das ofensas, que se recusaram a identificarem-se. A.N.S.C. foi encaminhada para exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) em Araruama.
A reportagem tentou entrar em contato com a rede Super Marco Tabacaria & Depósito de Bebidas, sem sucesso. Informações de outros casos de conduta inadequada envolvendo funcionários da rede foram relatadas à redação e estão em apuração.
A equipe do RL em Foco permanece à disposição para receber manifestações da empresa ou dos envolvidos. Contatos podem ser realizados por e-mail: reportagem@rlemfoco.com.br
Este episódio reacende o alerta sobre os direitos dos consumidores e o respeito às normas previstas no Código de Defesa do Consumidor, especialmente em situações envolvendo vulnerabilidades e atendimento em estabelecimentos comerciais.