O Brasil perdeu, na manhã desta quinta-feira (26), um de seus maiores talentos da TV, teatro e humor: Ney Latorraca. O ator, que marcou gerações com seus personagens icônicos, faleceu aos 80 anos, vítima de complicações decorrentes de uma sepse pulmonar.
Latorraca, que estava internado na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, desde o dia 20 de dezembro, enfrentava uma luta contra o câncer de próstata, diagnosticado em 2019. Com o retorno da doença e metástase em 2023, o ator teve sua saúde gravemente comprometida.
Ao longo de sua carreira, Ney foi um gênio do humor, com personagens que se tornaram parte do imaginário coletivo do Brasil. Ele também formou um dos duos mais famosos da televisão e do teatro ao lado de Edi Botelho, com quem dividiu palco e vida por mais de 30 anos. "Vai ficar essa pessoa maravilhosa que ele era, essa pessoa amiga de todo mundo, sempre pra cima, que sabia brincar com tudo", declarou Botelho, viúvo de Latorraca, lembrando a alegria e o bom humor de seu companheiro de tantos anos.
A despedida de Ney Latorraca será marcada por um velório no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (27), das 10h30 às 13h30. A cerimônia será um momento de homenagem à sua trajetória, repleta de momentos de alegria e criatividade.
Nos últimos anos, após a pandemia de Covid-19, Ney Latorraca se tornou mais recluso, mas não deixou de se dedicar à sua arte. Em 2022, ele se afastou da vida pública e não compareceu à estreia de "Seu Neyla", espetáculo que celebrava seus 60 anos de carreira. O musical, que tinha como premissa homenagear o ator, se adaptou ao formato híbrido, com Ney participando à distância, interagindo com os atores através de um telão.
"Seu Neyla", o nome da peça, fazia referência ao apelido carinhoso que os moradores das ruas costumavam dar a ele, algo que virou um bordão entre os fãs. Botelho relembra as cenas nas quais pessoas, de maneira espontânea, o chamavam nas ruas: "Seu Neyla, como o senhor tá?" E Latorraca sempre respondia com humor e simpatia.
Em uma entrevista ao jornalista Pedro Bial, em 2021, Ney Latorraca refletiu sobre o propósito de sua vida. "Vim com uma função aqui. Tenho certeza disso... vim para trazer, através dos meus personagens, do meu comportamento, trazer muita alegria para as pessoas. Felicidade também. Para mim, a vida foi um grande lucro. Mesmo", disse o ator, que fez do humor sua missão.
Com a morte de Ney Latorraca, o Brasil perde uma das figuras mais queridas e admiradas da cultura popular, mas seu legado como um mestre do riso e da leveza continuará vivo nas lembranças de todos que o acompanharam ao longo de sua extraordinária carreira.