Nesta terça-feira (24), a 60ª DP (Campos Elíseos) deflagrou a Operação Torniquete, resultando na prisão de 11 indivíduos envolvidos em uma quadrilha especializada em roubos de cargas de cigarros. As investigações apontam que o grupo causou um prejuízo de aproximadamente R$ 3 milhões a uma única fabricante.
Entre os presos, quatro já estavam no sistema penitenciário. Além das prisões, 12 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. A ação contou com o apoio da Polícia Militar e do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público, e integra a segunda fase da Operação Torniquete, que visa combater roubos de cargas e veículos no Rio de Janeiro, além de reduzir a criminalidade.
Segundo as investigações, a quadrilha realizou pelo menos 15 roubos entre 2019 e 2020, subtraindo cerca de 250 mil maços de cigarros. A apuração revelou que os criminosos contavam com um informante dentro da empresa, que fornecia informações sobre as saídas dos caminhões.
Desde o início desta fase da operação, em 11 de setembro, 57 criminosos foram capturados. As ações continuarão com o objetivo de desarticular práticas delituosas que alimentam o financiamento de organizações criminosas e buscam expandir seu domínio territorial.
Governo do Estado do RJ.