O Ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira (PT), esteve em Maricá na tarde desta quarta-feira (31) para oficializar uma importante parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura do município. Acompanhado pelo prefeito Fabiano Horta (PT), Teixeira visitou diversos locais na cidade, incluindo a Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado, onde foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o Ministério e a cidade.
O acordo prevê que o Governo Federal apoiará Maricá no desenvolvimento de ações e projetos voltados para a agricultura familiar. Esse apoio incluirá desde pesquisas tecnológicas até iniciativas de qualificação e cidadania para os produtores locais, como a ampliação dos inscritos no Cadastro da Agricultura Familiar (CAF). Segundo o ministro, Maricá é uma referência agroecológica nacional, e o objetivo é fortalecer e replicar essa experiência inovadora em todo o país.
"Maricá possui uma política de produção com agricultura urbana e periurbana extremamente inovadora. Hoje, a cidade coloca a alimentação como tema central para o seu povo. Estamos aqui vivenciando uma experiência muito avançada, que o Governo Federal deseja fortalecer e replicar em todo o território nacional," destacou Paulo Teixeira.
O prefeito Fabiano Horta ressaltou que o investimento em agroecologia faz parte de um esforço estratégico para substituir, no futuro, a dependência econômica dos recursos provenientes da exploração de petróleo. "O ciclo do petróleo será finito, e a cidade aposta que a agroecologia e a agricultura familiar são variáveis importantes para um desenvolvimento sustentável. Temos uma cultura agrícola forte e vamos investir em inovação, ciência e tecnologia como motores desse desenvolvimento," enfatizou Horta.
A assinatura do acordo ocorreu na Fazenda Pública de Maricá, que abriga uma fábrica de ração, tanques para produção de camarão e cultivos de verduras, frutas e hortaliças. Além disso, o ministro Teixeira visitou a praça agroecológica de Araçatiba, o Restaurante Escola e a Farmacopeia, uma unidade de cultivo de plantas medicinais selecionadas por docentes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Essa parceria representa um passo significativo para Maricá, consolidando a cidade como um modelo de desenvolvimento agroecológico e sustentável, e promete trazer benefícios duradouros para a agricultura familiar na região.