Terreirão do Samba é aprovado como Patrimônio Cultural e Imaterial do Rio de Janeiro pela Alerj

Projeto de lei foi aprovado na Alerj nesta terça-feira (19) e depende da sanção do governador Cláudio Castro. Inaugurado em 7 de fevereiro de 1991, o local é símbolo da resistência afro-brasileira no Rio.

Por RL em Foco em 20/09/2023 às 13:13:09

O Terreirão do Samba Nelson Sargento foi aprovado como Patrimônio Cultural e Imaterial do Rio de Janeiro pela Assembleia Legislativa do estado nesta terça-feira (19). O projeto de lei foi votado por unanimidade pelos deputados.

Segundo o parlamentar Dionísio Lins (Progressista), autor da proposta, o intuito é preservar o valor histórico e cultural, além de evitar qualquer destruição do local, que tem como marca registrada as manifestações culturais afro-brasileiras.

A decisão agora depende da sanção do governador Cláudio Castro, que tem 15 dias para se posicionar.

O Terreirão do Samba foi inaugurado no dia 7 de fevereiro de 1991 e fica na Praça Onze, região central da capital fluminense. É um grande símbolo da resistência cultural afro-brasileira e é considerado o "berço do samba".

A origem do local teve como protagonistas grandes nomes do samba, como Tia Ciata, além de Hilário Jovino, João da Baiana, Tia Carmem, Donga, Mestre Cazuza e Xangô da Mangueira.

Comunicar erro

Comentários