A cidade de Maricá deu um importante passo na área da saúde com a instalação de um novo mamógrafo no Centro de Diagnóstico e Tratamento. O novo equipamento foi inaugurado na terça-feira (2) e deve aumentar significativamente a capacidade de realização de mamografias no município, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde.
Com a adição do novo mamógrafo, a expectativa é de que o município possa realizar aproximadamente 800 mamografias por mês, um aumento de mais de 200% em relação à capacidade anterior. O aparelho digital recém-adquirido tem a capacidade de realizar 560 exames mensais, complementando os 240 exames que já eram feitos por um serviço terceirizado.
A instalação do mamógrafo atende a uma antiga demanda da população de Maricá, que frequentemente enfrentava longas esperas para conseguir realizar o exame através do sistema de regulação. Com o novo equipamento em operação a partir desta quarta-feira (3), a Secretaria Municipal de Saúde espera reduzir significativamente o tempo de espera para os pacientes.
Para ter acesso ao exame, os moradores de Maricá devem procurar a Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro onde residem. Após uma consulta médica, os pacientes são encaminhados para o sistema de regulação do SUS, onde poderão agendar a mamografia.
Essa iniciativa representa um avanço considerável na detecção precoce do câncer de mama, proporcionando maior agilidade e acesso aos serviços de saúde para as mulheres de Maricá.