A Prefeitura de Saquarema começa o ano letivo oferecendo 47,5 mil vagas em cursos extra - curriculares para 7 mil alunos da rede pública de ensino, no projeto Conexão do Futuro. Esse é um passo importante para o município alcançar até janeiro do próximo ano a meta de ter educação integral em todas as unidades de ensino locais.
Para marcar a conquista, a Prefeitura promoveu nesta terça-feira (20) a inauguração da nova unidade do Conexão do Futuro, a segunda no distrito de Bacaxá, com a presença de mais de 400 pessoas, entre eles muitos dos futuros alunos dos cursos. Conduzidos pela prefeita Manoela Peres e o secretário municipal de Educação, Antonio Peres Alves, todos puderam conhecer as 42 salas e todas as facilidades do prédio.
Nas unidades do Conexão do Futuro, os alunos do 2° ao 9° ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal podem se inscrever para cursos nas áreas de robótica, programação, criatividade digital, estúdio youtuber, xadrez e música. Como novidade neste ano, o programa também traz a modalidade de empreendedorismo ao seu rol de aulas, que inclui também inglês, dança (ballet, hip-hop e jazz) e esportes (jiu-jitsu, karatê e circuito funcional). O Conexão oferece ainda fortalecimento das disciplinas regulares de português e matemática.
"É um orgulho trabalhar para essa cidade e perceber o quanto o nosso trabalho é capaz de transformar a vida de todas as pessoas. Daqui a 20, 30 anos, veremos o crescimento dessas crianças e jovens, que se tornarão profissionais formados e capacitados. É isso que nos motiva: saber que estamos construindo um futuro melhor para a nossa cidade", afirmou a prefeita Manoela Peres, durante a inauguração da nova unidade.
Este é o primeiro dos três novos polos do Conexão do Futuro: os outros dois, Jaconé II e Saquarema II, serão inaugurados nos próximos dias. Os novos polos vão se integrar ao programa gerido pelo Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Inovação (IDPI), que já trabalha desde o ano passado com as unidades de Bacaxá I, Jaconé I, Saquarema I e Sampaio Corrêa.
O objetivo do Conexão do Futuro é permitir que os mais de 11 mil alunos da Rede Municipal possam ter acesso a todos os cursos ofertados pelo programa até janeiro de 2025, tornando a educação da cidade integral. Bárbara Brito, coordenadora pedagógica do IDPI, destaca essa proposta como grandiosa e inovadora. "Nossa missão é oferecer a esses estudantes um espaço que os permita se desenvolverem em todos os âmbitos. E a educação integral é a chave para darmos a eles oportunidade de se descobrir, de explorar suas potencialidades e diferentes competências", enfatiza Bárbara.
O Conexão do Futuro é responsável também por levar frequentemente os alunos a participar de competições escolares, tendo dentre seus estudantes diversos medalhistas das modalidades de jiu-jitsu, robótica e xadrez. Além disso, o programa organiza aulas-passeio, a fim de apresentar aos jovens as diferentes opções culturais da cidade.
Para o secretário municipal de Educação, Antonio Peres Alves, o Conexão do Futuro de fato representa um passo fundamental na direção de uma educação integral. "A Educação é a ponte que conecta as pessoas a um futuro promissor, e essa expansão reflete o compromisso da cidade em proporcionar uma formação ampla e diversificada para suas crianças. Acreditamos no poder da educação e continuaremos trabalhando para oferecer um futuro melhor à nossa população", afirma o secretário.
Os cursos do programa são oferecidos no período da manhã, das 8h às 11h30 e, à tarde, das 13h às 16h30, em complemento às aulas do currículo oficial da Rede Municipal. Em seus períodos de funcionamento, o Conexão do Futuro fornece duas refeições em cada turno para todos os alunos, que podem optar por fazer dois ou até seis cursos em seus horários. As inscrições devem ser feitas pelo responsável do aluno, na secretaria da escola em que estiver matriculado.