Alvo do Flamengo para substituir Sampaoli, Carlos Carvalhal viveu altos e baixos em seus últimos trabalhos como treinador. Desde a temporada 2019/20, o técnico acumulou passagens por três clubes europeus - Celta de Vigo, Braga e Rio Ave -, e o Al-Wahda, dos Emirados Árabes. Ao todo, somou 57,1% de aproveitamento.
O período mais longevo foi sob o comando do Braga, onde teve mais regularidade e atraiu os olhares do Rubro-Negro há duas temporadas. Abaixo, a TNT Sports Brasil apresenta a você, torcedor, o desempenho detalhado do trabalho de Carvalhal nos últimos anos.
Celta de Vigo - 2022/23
Carvalhal substituiu Eduardo Coudet, atualmente técnico do Internacional, durante a disputa de LaLiga na última temporada. O português pegou a equipe espanhola na 12ª rodada, na 16ª posição.
Ao todo, foram 29 partidas sob o comando da equipe, que terminou a liga nacional na 13ª colocação. De olho em outros projetos, Carvalhal deixou o clube espanhol após o encerramento do vínculo no fim da temporada, com 10 vitórias, oito empates e 11 derrotas, um aproveitamento de 43,6%.
Al-Wahda - 2022/23
Antes de chegar ao Celta, o técnico comandou o Al-Wahda. Porém, apenas quatro jogos e resultados abaixo da expectativa dos dirigentes do clube emiradense foram suficientes para uma demissão precoce.
Carvalhal encerrou sua passagem "relâmpago" com uma vitória, um empate e duas derrotas, com aproveitamento de 33,3%.
Braga - 2020/21 e 2021/22
As duas temporadas pelo Braga resultaram no melhor aproveitamento de Carvalhal sob o comando de um clube nos últimos anos. Foram 104 jogos disputados, com 58 vitórias, 20 empates e 26 derrotas. O português encerrou a trajetória em 2022, com 62,1% de aproveitamento.
Os trabalhos colocaram o Braga na quarta colocação do Campeonato Português nas duas temporadas em que Carvalhal dirigiu a equipe. O técnico não foi dispensado do clube, mas optou, assim como fez posteriormente no Celta, encerrar o ciclo.
Interesse do Flamengo
Segundo apurações do repórter Arthur Quezada, da TNT Sports, o Flamengo demonstrou interesse por Carvalhal. O Almería, da Espanha, também sinalizou a vontade de contar com o técnico.
Ele chegaria para substituir Jorge Sampaoli, demitido pelo clube na última quinta (28). O Flamengo também se reuniu, nos últimos dias, com o treinador Tite, que comandou a Seleção Brasileira na última Copa do Mundo.
TNT Sports